Ferramenta para Implementação de Programa AArk

Digite um nome de espécie e depois responda as todas as perguntas abaixo, para determinar se está preparado para implementar o seu programa AArk de reprodução para conservação ex situ para a espécie.

As primeiras perguntas asseguram que existe autorização para os programas de conservação ex situ propostos, e que existem animais fundadores disponíveis. A segunda parte representa a efectiva Implementação de um programa ex situ e equaciona se é prático e exequível iniciar e manter um programa – uma espécie de check-list de elementos essenciais que precedem o seu início.

Para aconselhamento adicional acerca da implementação de programas de conservação de anfíbios ex situ, por favor contacte o pessoal da AArk.


Dados para o programa proposto
 

Nome da espécie: 
Nome comum:
Autoridade do programa ex situ:
Risco de extinção:


Autorização/Disponibilidade de animais para programas ex situ

1. Mandato *
Existe um mandato de conservação que recomende a conservação ex situ deste táxon?

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 2. Se a resposta for Não, ainda não existe autorização suficiente para uma iniciativa ex situ. Deverá pedir um mandato à ASG/AArk ou outra autoridade.


 


2. Aprovação do estado da área de distribuição *
A iniciativa ex situ é apoiada pelo Estado da área de distribuição (quer dentro do Estado da área de distribuição ou em ex situ fora do país)?

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 3. Se a resposta for Não, ainda não existe autorização suficiente para uma iniciativa ex situ. Deverá pedir aprovação do Estado da área de distribuição (com o apoio da AArk/ASG conforme exigido) antes de avançar.


3. Espécimes fundadores *
Existem animais desse táxon disponíveis ou potencialmente disponíveis (da natureza ou de origem em cativeiro) para dar início ao programa ex situ especificado? A AArk recomenda que sejam obtidos no mínimo vinte pares de animais enquanto animais fundadores.

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 4. Se a resposta for Não, não existem espécimes fundadores suficientes para dar início ao programa ex situ. Deverá avaliar as opções para uma estratégia de conservação alternativa, incluindo a criopreservação de gâmetas.


4. Estudo filogenético *
Foi realizado um estudo filogenético aprofundado da espécie na natureza, para obter o conhecimento necessário da espécie e dos animais equacionados para recolha?

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 5. Se a resposta for Não, não existe um conhecimento suficiente da espécie e deve ser realizado um estudo filogenético, antes de considerar um programa ex situ para a espécie. Deverá realizar um estudo adequado em conjunto com biólogos de campo locais (com o apoio da AArk/ASG conforme exigido), para confirmar que o programa específico abrange apenas uma Unidade Evolucionária Distinta (UED) antes de prosseguir.


Estabilidade do Programa

5. Plano detalhado *
Com demasiada frequência os programas ex situ dependem de apenas uma instituição ou estabelecimento. Existe um plano escrito preparado que especifique os objectivos do programa, que liste todos os parceiros e que inclua uma estratégia de saída para o programa?

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 6. Se a resposta for Não, não existe planeamento suficiente. Deverá procurar apoio do ASG/AArk ou outra autoridade para desenvolver um plano claro.


6. Segurança financeira *
Existe apoio financeiro suficiente para a duração prevista da iniciativa ex situ? Ou é realisticamente expectável que se possa obter mais apoio financeiro? Muitos programas duram cinco, dez ou até mais anos, e para garantir o sucesso do programa, devem estar disponíveis recursos financeiros suficientes para o apoiar durante a totalidade deste período.

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 7. Se a resposta for Não, os recursos existentes não são adequados. Deverá considerar as possibilidades para suporte financeiro antes de iniciar o programa (com o apoio da AArk na medida do necessário).


7. Segurança organizacional e política *
É a estabilidade da instituição/região/país etc. suficiente para assegurar um empenho contínuo no programa ex situ, ao longo da duração prevista?

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 8. Se a resposta for Não, não existe estabilidade suficiente. Deverá considerar localizações/instituições e parcerias alternativas.


Conhecimento do táxon

8. Conhecimento do historial ex situ da espécie
Existe um historial de manutenção e reprodução com sucesso deste táxon em cativeiro?

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 11. Se a resposta for Não, avance para a pergunta 9.


9. Conhecimento do historial in situ da espécie
Há uma compreensão suficiente da ecologia, comportamento e modo de reprodução do táxon para inferir os prováveis requisitos ex situ?

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 11. Se a resposta for Não, avance para a pergunta 10.


10. Espécies análogas *
Apesar da falta de conhecimento directo acerca dos requisitos ex situ do táxon alvo, poderão eles ser inferidos com um razoável grau de confiança a partir de táxones relacionados?

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 11. Se a resposta for Não, ainda não existe conhecimento suficiente acerca do táxon e das suas necessidades. O seu programa ex situ deverá ser adiado, quando possível, enquanto se obtêm informação/experiência relevantes – ex.: trabalhando com espécies análogas.


Alojamento

11. Instalações actuais
Existem instalações com qualidade e em quantidade suficientes (dentro ou fora do país) actualmente disponíveis? Não apenas para os animais fundadores, mas também para a prole gerada em cativeiro em todas as suas fases da vida e tamanhos (tenha em conta o espaço; aquecimento e arrefecimento; fornecimento, qualidade, tratamento e escoamento; iluminação; ventilação, etc.).

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 13. Se a resposta for Não, avance para a pergunta 12.


12. Instalações planeadas *
Existem planos confirmados – dentro de um período de tempo especificado – para desenvolver instalações com a qualidade e quantidade adequadas para permitir o pleno desenvolvimento do programa ex situ planeado (no país ou fora dele)?

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 13. Se a resposta for Não, não existem infra-estruturas existentes ou planeadas para permitir o provável desenvolvimento com sucesso de um programa ex situ para este táxon. Deverá contactar a AArk acerca da possível implementação de uma resposta rápida se uma resposta urgente é necessária e/ou acerca da identificação de parceiros/patrocinadores adequados.


Criação e Gestão

13. Pessoal
Está disponível uma quantidade adequada de pessoal qualificado, com a experiência ex situ apropriada?

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 15. Se a resposta for Não, avance para a pergunta 14.


14. Treino *
Está disponível uma quantidade adequada de pessoal qualificado para proporcionar treino nas competências ex situ para anfíbios, antes da recolha dos animais?

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 15. Por favor contacte o responsável de programa ou de treino da AArk para obter apoio. Se a resposta for Não, não há pessoal adequado disponível. Por favor contacte a AArk acerca da possível implementação de uma resposta rápida quando uma acção urgente for necessária e/ou acerca da identificação de parceiros/patrocinadores adequados.


15. Disponibilidade de alimento *
Existe uma disponibilidade de alimento confiável – tanto em qualidade como quantidade – para as fases adulta, imatura e larval do táxon organizada antes da recolha de animais na natureza? Tenha em conta a disponibilidade de alimento para a totalidade do programa, e se necessário, poderá ter que ser implementada uma instalação para produção do alimento adequado.

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 16. Se a resposta for Não, os recursos não são adequados. Deverá investigar as possibilidades para fornecimento de alimento antes de prosseguir.


16. Gestão *
Estão disponíveis os conhecimentos e manutenção de registos padrão para gestão de pequenas populações, para ajudar a minimizar o risco de potenciais efeitos prejudiciais, tais como a perda de diversidade genética, selecção artificial, transferência de patogénicos, hibridização, etc. ? (Esta competência não tem que estar necessariamente nas próprias instalações, mas o acesso a estas competências é fundamental).

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 17. Se a resposta for Não, existe uma insuficiência de competências para apoiar o programa ex situ. Deverá procurar apoio do Grupo de Aconselhamento em Gestão de Populações da AArk e/ou associações de zoológicas ou de aquários, antes ou pouco depois de avançar.


17. Prontidão para a Chegada de Animais *
Tem as medidas apropriadas (quarentena, protocolos veterinários), instalações (espaço adequado e ambientalmente controlado nas instalações) e recursos (recintos, alimento,pessoal) acauteladas ANTES da recolha dos animais?

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 18. Se a resposta for Não, as instalações não estão suficientemente preparadas. Deverá implementar as medidas pendentes antes de adquirir os animais, Por favor procure o apoio da AArk.


18. Cuidados veterinários e rastreio de saúde *
Foram assegurados os rastreios de saúde rotineiros a longo prazo para a população e está disponível um nível de cuidados veterinários adequado?

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 19. Se a resposta for Não, não existem os recursos adequados. Deverá obter apoio veterinário através de universidades, zoológicos e aquários ou outros, antes de prosseguir.


Quarentena e Biosegurança

19. Fugas *
Foram tomadas medidas para minimizar o risco de fuga de animais e a introdução de uma espécie invasora?

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 20. Se a resposta for Não, as medidas de segurança animal não são suficientes. Deverá rever e melhorar a biossegurança – Consulte o Padrão de Criação e Biosegurança da AArk antes de prosseguir.


20. Tratamento da água *
Estão implementados os regimes de tratamento de água residual adequados, para eliminar a possibilidade de contágio a partir da população ex situ para o ambiente externo?

Se a resposta for Sim, avance para a pergunta 21. Se a resposta for Não, não há medidas suficientes em curso para prevenir o contágio. Deverá rever e melhorar a biossegurança – Consulte o Padrão de Criação e Biosegurança da AArk antes de prosseguir.


21. Tratamento da água *
Estão implementados os regimes de tratamento de água residual adequados, para eliminar a possibilidade de contágio a partir da população ex situ para o ambiente externo?

Se a resposta for Sim, um programa de conservação ex situ é neste momento exequível e está pronto para implementação. Se a resposta for Não, as medidas de biossegurança são inadequadas. Deverá rever e melhorar a biossegurança - Consulte o Padrão de Criação e Biosegurança da AArk antes de prosseguir.